Pessoas no Centro de Tudo
“Organizações aprendem apenas através de indivíduos que aprendem.” (Peter Senge, em seu livro “A quinta disciplina”)
Organizações são feitas POR, COM e PARA PESSOAS.
E são as pessoas que, independentemente do setor ou da atividade, impulsionam os negócios. Líderes e gestores devem abraçar essa realidade, para enfrentar mercados cada vez mais competitivos e, assim, fazer com que suas empresas melhorem de forma contínua e consistente.
Por cerca de 20 anos atuei como CEO e uma das minhas principais responsabilidades sempre foi criar valor para as pessoas da organização, bem como para as de nossos fornecedores e clientes. E, ao fazê-lo, sempre tive em mente que nossos funcionários eram a pedra angular desse paradigma. Isso porque quando capacitados e realizados, eles garantem que fornecedores tornem-se parceiros e os clientes sempre atendidos.
Como fazer para garantir que os talentos da empresa se sintam valorizados? Aqui estão três estratégias principais que usei ao longo dos anos:
1. Cerque-se de pessoas melhores do que você
Eu costumava dizer que eu não liderava pessoas; eu liderava através das pessoas pois em vez de serem os capitães da equipe, os líderes são, antes de tudo, treinadores e uma vez adotada essa prática, o retorno para a organização se materializará.
Deve-se encontrar indivíduos que complementem nossos pontos fortes e compensem nossos pontos fracos. A diversidade de talentos é fundamental para a formação adequada de equipes. Cada membro deve ter habilidades específicas, criando coletivamente uma equipe completa para apoiar os objetivos de inovar constantemente e melhorar sempre. Desta forma, a organização forma uma equipe de colaboradores que, continuamente, “empurram” uns aos outros para evoluir.
2. Priorize a mobilidade interna em detrimento das contratações externas
Promover a partir de dentro é a forma mais eficaz de desenvolver uma cultura de lealdade entre seus colaboradores. Isso demonstra que o trabalho de seus funcionários é reconhecido. E, também, um poderoso argumento para atrair novos talentos uma vez que eles se sentirão atraídos por planos de carreira dentro da organização. Funcionários promovidos, também, terão uma compreensão mais profunda do negócio e, ao mesmo tempo, ampliarão suas habilidades.
De uma perspectiva prática, a mobilidade interna é o melhor movimento para as empresas pois reduz os custos de recrutamento além de garantir que os valores pessoais daqueles promovidos estejam alinhados com os valores da organização permitindo que gestores identifiquem se os valores do indivíduo combinam com a visão da empresa e quão bem eles se encaixam com a nova equipe. Assim, o processo adaptação à nova função fica encurtado e facilitado por tratar-se de uma transição.
3. Leve em conta a atitude, não apenas a aptidão
O que realmente importa é priorizar o talento sem sacrificar o ajuste cultural; muitas vezes, o membro mais talentoso da equipe não é a melhor escolha para o negócio. Um time repleto de talentos individuais não necessariamente apresenta o melhor desempenho coletivo e é isto que faz do recrutamento uma mistura de arte e ciência.
Analisar CVs com cautela e a entrevista pessoal é fundamental na escolha de profissionais a se recrutar / promover. Deve-se encontrar e investir em pessoas que desejam crescer na organização e com espírito de time. Além disso, ao admitir ou promover alguém, é importante levar em consideração o comportamento e como o possível candidato se relaciona e como trata os outros.
As organizações são mais do que os produtos ou serviços que fornecem. E, o mais importante: seu sucesso é construído pelas pessoas que dela fazem parte e, ao mostrar aos colaboradores que eles são valorizados, certamente, as empresas estarão preparadas para novos desafios rumo ao sucesso e resultados cada vez melhores.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como colocar pessoas no centro de tudo para reter e valorizar talentos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Walter Serer
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