Para liderar ou trabalhar em uma equipe eficiente há alguns princípios básicos e regras que devem ser observados e obedecidos. Confira algumas regras fundamentais!
”O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos” (Michael Jordan)
Segundo um provérbio africano: “se quer ir rápido vá sozinho; se quer ir longe, vá em grupo”.
Observe o sucesso de qualquer indivíduo, seja no ambiente familiar, profissional, social, religioso ou governamental. Então você vai constatar que ele sempre teve o apoio de um grupo.
Mas o apoio de um grupo é suficiente para assegurar a escolha do melhor caminho e, assim, ao um destino?
A resposta é não! Em nossas organizações, um grupo é, por definição, uma junção de pessoas que trabalham juntas. Já uma equipe é um grupo de pessoas que têm objetivos comuns e, quando têm alta performance no trabalho coletivo, são chamadas de times. Neste sentido, a melhor definição foi dada pelo lendário treinador de futebol americano Vince Lombardi (1913-1970):
“comprometimento individual a um esforço conjunto – isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar”.
Provavelmente, um dos melhores exemplos de trabalho em equipe vem da natureza: os gansos selvagens voam na formação “V” e , por criarem um vácuo para a ave de trás passar, alcançam uma velocidade 70% maior do que se voassem sozinhos; alguns dos comportamentos observados pelos cientistas que estudaram as aves foram: a) sempre que um ganso sai da formação, ele volta rapidamente para aproveitar o vácuo da ave imediatamente à frente; b) quando um ganso líder se cansa, outro, imediatamente, assume seu lugar: c) se um deles adoece, dois gansos abandonam a formação e seguem o companheiro doente, para ajudá-lo e protegê-lo.
Que belo exemplo! A partir do comportamento destas aves, podemos extrair as lições seguintes a serem utilizadas no mundo corporativo:
- Compartilhar uma direção comum e senso de comunidade é a melhor estratégia para atingir um objetivo;
- É preciso dar e receber ajuda;
- Assim como os gansos as pessoas dependem umas das outras;
- É preciso estar ao lado dos outros, principalmente nos momentos difíceis.
No mundo corporativo, construir equipes e times eficazes é um processo contínuo. E o desafio das lideranças é encontrar os fatores motivacionais para fazer uma equipe funcionar bem e de maneira consistente.
Quando indivíduos se tornam parte de uma equipe, eles percebem que estão em jogo questões maiores do que a sua individualidade e, para que caminhem sempre na mesma direção e obtenham os melhores resultados duas são as condições fundamentais: 1) que identifiquem valor e reconheçam a importância dos objetivos a serem alcançados e 2) que disponham dos recursos necessários e, assim, possam desenvolver o espirito de equipe e agir como um time coeso em busca de resultados.
Para liderar ou trabalhar em equipes eficientes existem alguns princípios básicos e regras que devem ser observados e obedecidos. Em seu livro “The 17 Indisputable Laws of Teamwork”, o autor, John C. Maxwell, elencou 17 regras fundamentais para o sucesso do trabalho em equipe. Abaixo algumas delas:
Lei do Significado:
Ninguém se torna relevante sem a ajuda de uma equipe; Egoísmo, Insegurança, Ingenuidade, entre outros são os fatores que podem afastar indivíduos do trabalho em equipe.
Lei da Perspectiva Global:
Um mesmo objetivo compartilhado por todos; o objetivo é mais importante que os papéis individuais.
Lei do Nicho:
As equipes alcançam objetivos relevantes, quando seus membros estão devidamente nos lugares certos e maximizam suas potencialidades; a função do líder é conhecer as competências e habilidades de sua equipe.
Lei da Corrente:
O potencial de uma equipe é medido por seu elo mais fraco.
Lei da Bússola:
É a visão do futuro, a direção; os membros da equipe precisam saber para onde e porque estão indo.
Lei da Confiança:
“Não trabalhamos uns para os outros; trabalhamos uns com os outros”
Lei da Identidade:
Os valores pessoais dos membros da equipe devem estar alinhados com os da equipe e com os objetivos da corporação.
Lei da Comunicação:
A comunicação transparente aumenta o compromisso e a coesão entre os membros.
Lei do Moral Elevado:
“Em time que está vencendo não se mexe”; faz com que a equipe se sinta motivada a alcançar os objetivos e buscar novos horizontes.
Lei dos Dividendos:
“Investir na equipe produz dividendos a longo prazo”. Existem várias maneiras de reconhecimento; líderes devem investir no desenvolvimento da equipe e membros devem aproveitar as oportunidades e oferecer o retorno esperado.
Assim, é responsabilidade de líderes e gestores conhecerem e aplicarem os princípios e regras. Disseminarem e compartilharem visão e objetivos. E, por fim, apontarem a direção unificada para, dessa forma, fazer com que equipes atuem como verdadeiros times e atinjam resultados extraordinários.
Gostou do artigo? Quer saber mais como construir uma equipe eficiente e eficaz Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/